Quem Somos

Histórico

Há 30 anos o grupo Adelanir Barroso é referência em Minas Gerais e no Brasil em Medicina Nuclear. Tudo começou em Juiz de Fora em 1980. Orientado pelo pioneirismo e pela constante busca pela excelência, o grupo é formado por sete unidades nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Barbacena. Em Belo Horizonte estão 04 unidades da Nuclear Medcenter, sendo, a matriz na rua Juiz de Fora, duas unidades nos hospitais Luxemburgo e Socor e a unidade na Clínica Radiológica Martins e Godoy. Na cidade de Juiz de fora, a Nucleminas tem suas atividades realizadas no Hospital Monte Sinai e no hospital Maternidade Therezinha de Jesus, além de também atuar na cidade de Barbacena.

Composto por uma estrutura completa, que visa dar um atendimento integral aos médicos solicitantes, convênios e pacientes, o grupo se destaca por uma sólida infra-estrutura de suporte, tanto em equipamentos e recursos humanos. Fazem parte da equipe do Grupo Nuclear Medcenter, além dos médicos nucleares e cardiologistas, os departamentos de residência médica, física, radiofarmácia, engenharia de manutenção, marketing, arquivo e biblioteconomia, assessoria administrativa, assessoria econômica, assessoria jurídico, gestão de qualidade, manutenção e serviços gerais, reunindo mais de 150 profissionais.

Ao longo de uma atividade profissional intensa, o Grupo Adelanir Barroso se destaca por ter sido o primeiro em Minas Gerais a instalar e operar uma gama câmara, o que ocorreu no Centro de Medicina Nuclear de Juiz de Fora, bem como por ser o precursor no uso deste equipamento em Belo Horizonte e das cirurgias radioguiadas em nosso estado, com o Uso do gama_probe e Biópsia de Linfonodo Sentinela (dezembro -1998).

Sua preocupação constante com a formação científica e profissional levou o grupo a investir significativamente na realização de congressos locais, nacionais e internacionais, tanto como organizador, quanto como patrocinador. Foi o primeiro grupo de medicina nuclear nacional a oferecer formação oficial de Médicos Nucleares fora de uma Universidade, associado ao pioneirismo de ter a primeira e única Residência Médica desta especialidade em Minas Gerais. Neste ano também se comemora a marca histórica de 50 médicos nucleares com formação oficial através do grupo Adelanir Barroso, nas instalações da Nucleminas - Medicina Nuclear e Nuclear Medcenter, médicos nucleares que hoje atuam em todo o Brasil e no exterior.

Paralelamente às suas atividades de gestão das unidades do grupo em Belo Horizonte, Juiz de fora e Barbacena, é importante destacar a atuação profissional do médico nuclear Adelanir Barroso, tanto na atividade médica assistencial quanto por sua postura ativa de defesa profissional e na política médica profissional, frente a SBBMN - Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear, onde por dois mandatos exerceu a atividade de Presidente, tendo sido ainda Vice-Presidente do CBR - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e da ALASBIMN - Associação Latino Americana de Sociedades de Biologia e Medicina Nuclear, sendo, por 03 vezes, diretor de Medicina Nuclear da Sociedade de Radiologia de Minas Gerais, além de ter sido Diretor da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora, que também o condecorou com a Comenda Dr. João Penido. Atualmente é conselheiro e Presidente do Conselho Consultivo da SBBMN.

Em trinta anos de atividade, este grupo, na pessoa de seus diretores proprietários Marta de Oliveira Rezende e Adelanir Barroso, se orgulha de ser parte integrante da história da medicina nuclear de Minas Gerais e de estar em constante evolução, uma vez que, é apoiado no passado e participando ativamente do presente é que se constrói um futuro promissor.